O que é uma Identidade Visual?
É um conjunto de elementos que representam de forma visual uma empresa ou pessoa. Formado por cores, tipografia e formas específicas, a Identidade Visual tem como elemento central o logotipo, que serve de base para todos os materiais.

Qual a diferença entre Logotipo e Identidade Visual?
Logotipo é apenas um elemento gráfico que representa sua empresa. O projeto de Identidade Visual é muito mais amplo pois envolve, além do logotipo, uma série de elementos que vão dar personalidade para sua marca como cores, tipografia, ícones, texturas, padrões, entre outras possibilidades. 

Por que eu deveria ter uma Identidade Visual?
Sua empresa é como uma pessoa, ela precisa de uma identidade própria que a torne única. Isso irá transmitir confiança para o seu cliente, além de facilitar a memorização e identificação da sua empresa nos mais variados pontos de contato da marca, como cartões de visita, sacolas, embalagens, timbrado, envelopes, etc. 

Como você vai criar a Identidade Visual da minha empresa ou serviço?
O projeto de Identidade Visual envolve pesquisas e estudos, mas resumidamente, os passos que eu utilizo para a criação de um Identidade Visual são:
 
• Pesquisa sobre o seu público alvo e seus concorrentes;
• Estudo sobre o segmento em que você atua;
• Concepção de um logotipo que transmita os valores da sua empresa ou serviço;
• Escolha de cores que tenham conexão com o serviço que você oferece;
• Escolha de uma tipografia que tenha a voz da sua empresa.

Você desenvolve várias opções para eu escolher?
Não, eu irei entregar apenas uma opção. Você receberá um projeto contendo toda defesa e argumentação necessárias para compreensão do universo e real potencial da sua marca. Você não receberá apenas um desenho de marca – ou várias opções diferentes para escolher.
Assim, não corremos o risco de definir o projeto somente com base na estética do desenho ou, na pior das hipóteses, de misturar opções diferentes e concluir o projeto com uma marca híbrida, sem fundamentação ou sem uma mensagem clara.
Pequenas alterações não são cobradas.
Você me apresentará seus rascunhos?
Não, exceto em casos onde isso possa ser algo necessário para a conclusão do projeto. Os rascunhos normalmente são iniciados de forma espontânea, em uma fase bastante prematura. Na maioria dos casos considero arriscado apresentá-los antes de definir um caminho ideal, por dois motivos:
1 - Aprovação precoce: o cliente pode gostar de uma opção imatura, ainda sem fundamentação. Algo que provavelmente seria descartado durante o processo.
2 - Reprovação precoce: o cliente pode descartar uma opção na fase de rascunho, mas poderia aprovar a mesma ideia na fase final do projeto, onde tanto o traço do desenho quanto a mensagem e os argumentos estariam claros.
O que acontece em caso de reprovação?
Trabalharemos juntos para que isso não ocorra, pois além de iniciarmos o projeto somente após uma compreensão total das suas necessidades, manteremos contato durante todo processo. Porém, caso aconteça, apresento uma segunda opção dentro de um prazo negociado previamente.
Como o projeto será apresentado?
O projeto é apresentado em um arquivo PDF, normalmente organizado da seguinte forma:
Principais diretrizes e desafios;
• Justificativas / Argumentação;
• Construção da marca;
• Versões da marca (horizontal, vertical, P&B, monocromática, fundo negativo, etc.);
• Cores institucionais (CMYK, RGB);
• Elemento gráfico de apoio;
• Tipografia institucional;
• Exemplos de aplicações da marca em materiais diversos.
Você pode começar meu projeto hoje?
Me dedico no máximo a 2 projetos ao mesmo tempo. Isso significa que, para não deixar nenhum cliente na mão, trabalho com uma agenda baseada nos projetos que já estiverem em andamento. Portanto, é pouco provável que iniciemos o projeto no dia da solicitação.
Além disso, antes de iniciarmos o projeto passamos pelas seguintes etapas:
• Compreensão total do projeto e das expectativas do cliente;
• Envio e aprovação de proposta;
• Primeiro pagamento.
Como funciona o processo para contratar o serviço?
Primeiro você precisa preencher um formulário com os itens que você precisa. É importante que você faça também um breve resumo da sua empresa. Quando eu receber suas respostas eu vou te enviar uma proposta com os valores e prazos detalhados. Essa proposta já é um contrato com termos para assegurar ambas as partes. Caso você aceite os valores e prazos estipulados, irei solicitar o preenchimento de outro formulário com informações finais para o contrato, que o enviarei novamente para você assinar e me enviar ou simplesmente responder o e-mail confirmando.
Quais formas de pagamento?
O pagamento pode ser feito via transferência bancária ou boleto.
Formas de pagamento:
• 50% antecipado e o restante na apresentação do projeto;
• Boleto em até 3x, sendo que o projeto será iniciado a partir do pagamento da primeira parcela. Inclui R$ 5,50 por boleto gerado;
• Cartão de Crédito até 12x - Via Pagseguro - Consultar taxas.
Qual o próximo passo após fazer o pagamento da entrada?
À partir do pagamento da entrada eu considero o acordo fechado e a data estipulada no contrato já estará reservada. Irei te enviar um segundo formulário que tem como objetivo coletar informações importantes para a realização do projeto, o Briefing.
Quanto tempo dura um projeto?
O projeto é apresentado somente quando tenho certeza de que o design representa todos os valores que a marca precisa transmitir.
Em média, projetos de identidade de marca duram entre 20 e 30 dias úteis. Este tempo é dividido da seguinte forma:
• Pesquisa
• Fundamentação
• Design
O que receberei no final do projeto?
Todos os arquivos finalizados serão salvos no Google Drive (nuvem), e após finalização do serviço, será enviado um link para o cliente ter acesso para baixar e usar.
Para melhor organização, os arquivos ficam separados em pastas juntamente com um PDF de instruções de uso.
Estarão disponíveis em extensões editáveis e finais:
• Editáveis: Illustrator (Ai) e Photoshop (PS);
• Finais: PDF, EPS e PNG;
Se eu já tiver o logotipo pronto, você faz apenas os materiais?
Não, eu desenvolvo os materiais apenas dos projetos que comecei do zero.
Você cria apenas o logotipo?
Não. Eu desenvolvo apenas projetos de Identidade Visual completos. 
Você também faz o nome pra empresa?
Não. O trabalho de naming deve ser contratado a parte.
Você entrega os materiais impressos?
Sim, mas só em Bagé. Caso o projeto não seja da cidade onde resido, entrego apenas os arquivos fechados prontos para serem enviados para a gráfica de sua preferência.

Voltar ao topo